sábado, 6 de março de 2010

Arroz com Frutos do Mar

Posso dizer que sou fã de arroz e de frutos do mar, adoro mesmo! Quando se junta estes ingredientes para mim é do melhor, não fosse eu uma legitima algarvia:)! Quando morava com os meus pais, e a minha mãe perguntava-me o que queria para comer, lembro-me de lhe pedir "mamã faz-me um arroz aldrabão!", eu adorava pois ela dava asas à sua imaginação e ficava sempre bem!
Ainda hoje lhe peço :)!!!
Não é por ser minha mãe mas é uma óptima cozinheira!

Ingredientes:
  • Camarão sem pele a gosto
  • Conquilhas a gosto
  • Lulas a gosto
  • 3 palitos de delicias do mar
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 folha de louro
  • azeite
  • pimento verde aos cubos
  • 1 e 1/2 taça de arroz (conforme fotografia)
  • 2 c. sopa de polpa de tomate
  • pimenta branca q.b.
  • noz moscada q.b.
  • alho em pó q.b.
  • açafrão das indias q.b.
  • 1 caldo de peixe
  • sal a gosto
  • água (+/- 700ml)

Preparação:

Leva-se a refogar cebola, alho e louro no azeite.

Fritam-se os camarões.


Junta-se as lulas cortadas em rodelas e deixa-se a fritar.

Utilizei 1 taça e 1/2 de arroz e juntei ao preparado anterior e deixei fritar um pouco o arroz.


Juntei água, o caldo de peixe, a polpa de tomate e as especiarias.

Em seguida juntei as conquilhas, estas foram apanhadas pelo meu marido. São óptimas e de muito boa qualidade. Quando tenho em excesso congelo e assim tenho quando preciso, faz sempre muito jeito.


Coloca-se as delicias do mar.


Polvilha-se com coentros picados.
Quando o arroz estiver cozido, está pronto a servir.
Bom Apetite
Jinhos e Sejam Felizes

3 comentários:

  1. Tem excelente aspecto mesmo.. Tb adoro frutos do mar..
    beijo e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. As Mães são sempre a melhor inspiração!
    Crescemos habituadas ao seu tempero e quando somos nós a cozinhar tentamos sempre igualar.

    Que bom aspecto tem o teu arroz, muito bem acompanhado!!!

    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  3. Não me importava nada que me aldrabassem com um arrozinho de tão bom aspecto quanto este he he! Também gosto do arrozinho "pato Real"! Já sei de onde vem a mão para a cozinha...da mãe!!
    beijinho.

    ResponderEliminar