segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Caril de Peitos de Caranguejo

Olá!



Está receita é uma iguaria que foi ensinada à minha mãe à já alguns anos. No edificio onde morava com os meus pais, eu tinha (e tenho) duas grandes amigas com quem me dava, brincavamos imenso e partilha-mos bastantas peripecias, para vocês terem uma ideia eu chamava avó à avó delas, passamos imensos natais e passagens de ano com ambas as familias juntas era super divertido. Este caril era repetido todos os anos no dia 1 de Janeiro era a refeição mais esperada, porque todos adoravam. A minha"avó", trouxe esta receita de Africa, e a faz como ninguém, e passou o ensinamento para a minha mãe, na altura eu era pequena e não tomava atenção a estas coisas !

Agora foi a minha mãe que me ensinou, é tão bom ver passar os ensinamentos de geração em geração!



Posso afirmar-vos que é simplesmente divinal!

Embora os peitos de caranguejos sejam o ingrediente de eleição, podem fazer com camarão, frango, lulas, entre outros.

Passemos à receita.



Ingredientes:


  • 500g de peitos de caranguejo

  • 1 cebola grande (picada grosseiramente)

  • 3 dentes de alho grandes (fatiados grosseiramente)

  • 2 tomates maduros s/ pele e sementes (aos cubos)

  • óleo

  • manteiga

  • 400ml de leite de coco

  • 2 caldos de peixe

  • 250ml de leite

  • 1 gema de ovo

  • 1 c. sopa de maizena

  • 2 c. sopa de caril

Preparação:


Descongelar os peitos e limpá-los.


Cortar cada peito em 4 partes e reservar.


Num tacho colocar a cebola, alho, óleo e manteiga. Levar a lume brando até a cebola ficar translúcida.

Junta-se o tomate e deixa-se fritar.


Quando o preparado estiver fritinho, reduz-se a puré com a varinha mágica.

Adiciona-se o leite de côco e deixa-se fervilha.


Junta-se os peitos ao preparado e adiciona-se os caldos, deixando-se cozer.


Entretanto numa tijela coloca-se a gema de ovo, leite, maizena e o pó de caril, mexe-se tudo muito bem. E incorpora-se ao preparado anterior.

Este é o caril que utilizo, dele depende a qualidade do produto final. Por isso invistam num bom caril.


Depois de adicionar-mos o preparado deixa-mos apurar o caril, ficando com este aspecto.

Acompanha-se com arroz branco cozido em água e sal.
Uma nota muito importante, está receita é expressamente proibido a utilização de sal, ou seja,só pode temperar com caldos.
Outra dica se acharem que o molho está muito liquido, dissolvem um pouco de farinha maizena num pouco de leite e adicionam ao preparado. Se acharem o molho muito espesso adicionam leite.
Espero que gostem!
Jinhos e Sejam Felizes

9 comentários:

  1. Olá amiga....
    Que receita :) Nunca comi... sabores bons, que se misturam, muito deliciosa!
    beijoca

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um aspecto delicioso... eu gosto muito deste tipo de comida, deve ter ficado uma delicia : ) A cor esta linda então o molho nem se fala.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  3. É bom estes sabores que nos lembram a infância!

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Bom, que receita espectacular, pelo que li dos ingredientes deve ser um prato de sabor inesquecível, vou guardar a receita;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Desde que comi a primeira vez esta receita fiquei fá, experimentem que vão adorar. Bjs a cozinheira.

    ResponderEliminar
  6. Receita de mãe pra filha, só pode dar essa maravilha.
    Ficou com um ótimo aspecto, um belíssimo prato.

    Tenha uma ótima semana!

    beijinhos.........

    ResponderEliminar
  7. Que delícia, deve ser mesmo muito bom, vou ter que guardar a receita para experimentar mais tarde. Obrigada

    ResponderEliminar
  8. olaa onde compra os peitos de caranguejo e esse caril?beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria!
      Normalmente encontro numa casa de congelados na minha zona de residência. Mas também já vi no Jumbo, a embalagem é da marca Gelpeixe. E o pó de caril também compro no Jumbo. A qualidade do caril faz toda a diferença no resultado final.
      Espero tê-la ajudado, se precisar de algo mais disponha.
      Se por acaso não conseguir arranjar os peitos de caranguejo o que me tem acontecido por que têm estado esgotados faça de camarão, vai ver que não se vai arrepender.
      Fico aguardando o seu feedback!! :)
      jinhos

      Eliminar