quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Sandes Tipo "Francesinha"

À muito que andava para fazer francesinhas. Um dia numa ida ao supermercado, passo a publicidade "Modelo" , comprei uns escalopes de vitela próprios para francesinhas, são bifes bem fininhos. Trouxe-os para casa, mas acabei por congelar. Num Domingo passado sem saber o que fazer para o almoço, deparei-me com os bifes de vitela, e pensei "está na hora de fazer francesinhas". Fui à procura de uma receita para o molho e basiei-me nesta.

P.S.: De acordo com um órgão da cofraria das Francesinhas que me enviou um email bem esclarecedor da confecção das francesinhas, estas devem ser feitas com salsichas frescas grelhadas, e nunca, mas nunca colocar salsichas de lata (que foi o meu caso). Por essa razão resolvi mudar o nome e em vez de Francesinha vou designar por Sandes Tipo "Francesinha". E assim não firo nenhuma susceptilidade.

Ingredientes para o molho:



  • 1 cebola grande

  • 2 dentes de alho

  • 50g de azeite

  • 1 c. sopa de molho inglês

  • 20 cl de cerveja (Mini)

  • 160g de vinho branco

  • 40g de whisky

  • 15g sopa de rabo de boi

  • 1 piri-piri

  • 250g de polpa de tomate

  • 2 raminhos de salsa ( coloquei da seca, em especiaria)

  • 1 folha de louro

  • 20g de maisena

  • 100g de água


Preparação:

No copo da bimby colocar a cebola cortada em quartos, alhos e o azeite, picar na vel.3 durante uns segundos. Programar 7 min./100ºC/vel.1.




Adicionar todos os ingredientes excepto a água e a maisena, programar 20 min/100ºC/vel.1.




Juntar ao preparado anterior a maisena diluida na água, e programar mais 5 min/100ºC/vel.1.

Retire a folha de louro e triture tudo na vel. 5-7-9 durante 1 minuto. Rectifique os temperos se necessário.


Posso dizer-vos que este molho rende bastante (+/- 10 francesinhas)




Ingredientes para a montagem:


  • Escalopes de vitela próprios para francesinhas (grelhados)

  • 1 lata de salsichas frankfurt (grelhar um pouco)

  • Fiambre (2 fatias por francesinha)

  • Queijo fatiado ( 4 fatias por francesinha)

  • Pão de forma s/ côdea

Preparação:


Torrar ligeiramente o pão.


Numa travessa própria para ir ao forno, colocar uma fatia de pão torrado,



o bife,



fatia de fiambre,


pão, torrado,


salsichas,


fiambre,


e por último pão torrado.


A montagem foi feita de acordo com o meu gosto pessoal. À quem ponha linguiça grelhada, mas como não me cai bem , não coloquei.

Para a próxima coloco um ovo frito, nesta fase montagem.
Para finalizar coloca-se as fatias de queijo, conforme foto.


E vai ao forno pré-aquecido a 200ºC até derreter o queijo.


Num prato de servir, coloca-se a francesinha, rega-se com uma concha do molho e depois é só deliciar-nos.



Jinhos e Sejam Felizes

12 comentários:

  1. huuummm... que maravilha!
    Ando desejosa de comer uma francesinha e depois de ver esta, fiquei rendida :)
    Bom aspecto, mto bom!!
    beijocas miga

    ResponderEliminar
  2. Já não faço à bastante tempo, mas agora também vou querer fazer o molho na Bimby :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ÉLIA DEVE SER MUITO BOM ADOREI VER O PASSO A PASSO ASSIM NÃO TEM QUEM NÃO APRENDA!
    OBRIGADO POR ENSINAR!
    BEIJO

    ResponderEliminar
  4. Adoro francesinhas... Estão aquele molhinho a derreter-se todo aiaiaia. Ficaram com um aspecto delicioso : ) Para ser sincera nunca fiz, pois tenho medo de ser muito difícil.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ora aqui está algo que procurava...vou levar a receita beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Hélia,
    que coisa boa essa receita, eu não achei difícil de fazer.Receita copiada.
    Valeuuuuuuuuuu!!!

    bjs..........

    ResponderEliminar
  7. Tb estou tentada a fazer umas cá em casa!

    Bjokas,

    Rita

    ResponderEliminar
  8. Que coisa boa, é impossivel resistir!
    Beijinhos;)

    ResponderEliminar
  9. Passei por aqui para conhecer seu blog,e estou a adorar as receitas.Amo francesinhas!!!
    Também sou Helia, mas com "H".
    Te convido para visitar meu blog e se gostar me siga.
    bj
    http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. que bela francesinha amiga muito bem e ao nosso gosto fica muito melhor,bjokinhass

    ResponderEliminar
  11. Bem amiga, k pecado :)...
    Adoro...
    beijinhos

    ResponderEliminar