
Como já vem sendo habitual este blog tem servido não só para divulgar as minhas iguarias, como também pratos e petiscos feitos por pessoas próximas de mim.
Este petisco não é do agrado de muitos, mas na região onde vivo é muito apreciado existindo casas de pasto que servem preferêncialmente . É habitual ver-se esplanadas cheias com pessoal a comer este prato, até fazem filas.
Falando por mim, eu adoro caracóis, devido à minha gravidez o ano passado não comi porque era um dos alimentos que não deve entrar na dieta de uma grávida.
Estes surgem em Abril e podem-se comer até Julho e Agosto.
A minha vizinha e grande amiga é uma pro na confecção deste petisco, por isso resolvi partilhar com autorização dela, a reportagem desta receita.
Ingredientes:- 3 litros de caracóis
- 8 batata pequenas
- 2 e 1/2 mãos cheias de folhas de oregãos
- 1 molho de poejo
- pés de oregãos
- 12 folhas de louro
- 2 e 1/2 cabeças de alho
- 2 caldos de Carne
- sal (6 mãos conforme foto, este ingrediente é fundamental neste petisco, mas cada pessoa coloca mediante o seu gosto pessoal)
Preparação:
Para iniciar a receita é necessário lavar muito bem os caracóis passando-os por varias águas. É um processo que leva algum tempo pois temos que esfregá-los e ver se existe alguns mortos.
Em seguida coloca-se numa panela as batata lavadas com pele e por cima os caracóis, cobre-se com água e vai a lume brando mais ou menos 20 minutos (nesta fase temos que colocar o lume baixo para que os caracóis fiquem com os corninhos de fora, se não o fizerem eles recolhem todos e é uma luta para os sacar da casca).

Num saquinho de pano utilizado só para este fim coloca-se as folhas de oregãos e as folhas de poejo ( a minha vizinha usa este sauinho para que a água dos caracóis não fique "suja" com estas folhas).



Reserva-se os pés dos oregãos e do poejo.

Fecha-se o saquinho de pano.

Quando verificarmos que estes já estão mortos coloca-se o saquinho de pano dentro a panela aumenta-se o lume.

Por cima coloca-se os pés dos oregãos e poejos, reservados.

O louro

os alhos com pele

Quando começa a ferver é normal se formar uma espuma à superficie, sendo esta retirada em parte com uma colher. Convém mexer por vezes para evitar que esta espuma se forme em excesso.

Só nesta fase é que se adiciona o sal e o caldo de carne e deixa-se cozer por mais ou menos 35 minutos.


Passado este tempo desliga-se o lume e deixa-se repousar durante 30 minutos no minímo, para que estes tomem bem de sabor.
Nota: o tempo é meramente indicativo, depende do tamanho destes, no nosso caso eram todos pequenos.
Espero que gostem:)
Obrigado amiga por partilhares esta receita maravilhosa, além de me estares sempre a convidar cada vez que os fazes. Deixa-me aproveitar pois não sei até quando os posso comer, ehehehe!!jinhos enormes :)

Jinhos e Sejam Felizes